quarta-feira, 6 de agosto de 2008

PALESTRAS, CURSOS E OFICINAS

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PRISCILA CRISTINE RIBEIRO

E-MAIL: prycristine@ig.com.br







PROPOSTA DE TEMA:

PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NA ESCOLA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana.
A Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde podem ter sua maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência.
Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, devemos promover um ambiente saudável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo em que promovemos a saúde (Ministério da Saúde,1999). Do conjunto de temas que podem compor esse ambiente promotor, a alimentação tem papel de destaque, pois permite que a criança traga as suas experiências particulares e exercite uma experiência concreta.
A formação e a adoção dos hábitos saudáveis deve ser estimulada na infância, pois é durante os primeiros anos de vida que são formados os hábitos, por exemplo, alimentares e de atividade física.
O excesso de peso deve ser identificado o quanto antes para evitar o aparecimento de problemas de saúde diversos, além do risco de alteração da auto-estima da criança.
A obesidade infantil é um fator de risco para o aparecimento de várias doenças. Muitas dessas doenças que há alguns anos eram presentes apenas em indivíduos adultos ou idosos já começam a se apresentar em números alarmantes na população infantil (Francishi et al, 2000).
As crianças, a partir da idade escolar, começam a exercer uma autonomia crescente para decidir o que querem comer. Essa autonomia, se não estimulada em um ambiente saudável pode ser um dos fatores responsáveis pelo aumento considerável dos casos de obesidade infantil.
Não se pode ignorar que as crianças se sentem pressionadas a comer os mesmos alimentos que os seus colegas. Dessa forma, uma criança não aceitará levar de lanche para escola, por exemplo, frutas se todos os seus colegas levarem refrigerante e salgadinho de pacote.
Neste contexto o que é estimulado dentro de sala de aula ou nos intervalos adquire um papel fundamental para que hábitos saudáveis sejam valorizados.


OBJETIVOS:
- Atualizar os profissionais de educação quanto aos dados relacionados à obesidade no Brasil e no Mundo.
- Apresentar subsídios para que estes profissionais estimulem hábitos saudáveis nos alunos, de forma lúdica, como prevenção da obesidade.

CONTEÚDO:
- A alimentação saudável;
- A importância da alimentação na infância;
- Benefícios da atividade física;
- A prevenção da obesidade infantil.


METODOLOGIA:
A metodologia irá aliar teoria e prática. Assim, a carga horária será utilizada em parte com conteúdos teóricos, embasados na bibliografia da área, e outra parte com atividades práticas fundamentadas nos princípios teóricos adotados.
Será apresentada a experiência desenvolvida durante 03 anos em uma escola pública, com alunos de 1ª a 4ª série, com sobrepeso e obesos, cujo objetivo era estimular nas crianças a adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividade física regularmente.
Poderão ser realizadas atividades sobre alimentação saudável, importância da alimentação na infância, grupos de alimentos (tipos de pirâmide alimentar), aproveitamento total dos alimentos, leitura de rótulos dos alimentos, avaliação antropométrica e benefícios da atividade física.
Os professores receberão indicação de bibliografia impressa e eletrônica para aprofundamento no tema, além de sugestão de literatura infantil, músicas, sites e filmes para trabalharem com seus alunos.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- BARBOSA, V. L. P. Prevenção da obesidade na infância e na adolescência: Exercício nutrição e psicologia. Barueri, SP: Manole, 2004.
- FILHO, L. A. D. Obesidade e Atividade Física. Jundiaí, SP: Fontoura, 2000.
- MENDONÇA, C. P. e ANJOS, L. A. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Cad. Saúde Pública, v.20 n.3 Rio de Janeiro maio/jun. 2004.

Um comentário:

Heloísa Proença disse...

Pry:
Adorei o Blog!!!! Fico muito feliz com seu constante empenho e envolvimento com o trabalho pedagógico na escola e, também, fora dela.
As dicas estão bem interessantes. Revelam bem como o projeto acontece aqui na nossa escola.
Valeu!!!
Beijos de quem ama o trabalho que você realiza diariamente com as crianças.
Sua fã e Orientadora Pedagógica,
Heloísa Proença