quinta-feira, 7 de agosto de 2008

JORNALZINHO DO PROJETO

JÁ FIZEMOS UM JORNALZINHO DO PROJETO.

FOI PUBLICADO ALGUNS ANOS ATRÁS.

VEJAM SÓ:




JORNAL DA TERÇA-FEIRA
PROJETO ENERGIA E MOVIMENTO

O ano letivo começou... E com ele nova turma do Projeto Energia e Movimento.
As aulas estão sendo desenvolvidas pela professora
Priscila Cristine Ribeiro às 6as feiras, das 13:00 às 14:40h.
Os alunos estão muito empolgados. Vejam só:

CULINÁRIA








Este é o mês das festas juninas.
Nestas festas, além de bandeirinhas, quadrilha,
correio elegante e fogueira tem aquelas comidas e bebidas típicas que a gente adora, mas que engordam.
Arroz doce, pé-de-moleque, chocolate quente e pipoca são algumas delas.
Aprenda a preparar estas gostosuras de forma light e coma sem peso na consciência.
Arroz Doce Light de Panela de Pressão
Além de diet, fácil e rápida, esta receita é campeã. A gente nem percebe que não foi preparada com açúcar.
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz lavado- 5 xícaras de água- 1 xícara de leite desnatado em pó- 1 xícara de leite desnatado- 1 pau de canela grande- 6 cravos da Índia- 1 casquinha de limão- adoçante a gosto- canela em pó para polvilhar- 1/2 vidro de leite de coco light (opciional)
Modo de Preparo:Leve o arroz ao fogo na panela de pressão com a água, os cravos e a canela. Tampe a panela e meça 10 minutos de pressão (só conte o tempo depois da panela começar a chiar). Enquanto cozinha, bata no liquidificador uma xícara de leite desnatado e uma xícara de leite desnatado em pó, por 3 minutos. Após os 10 minutos de pressão, o arroz já deverá estar cozido.Junte a mistura de leite o leite de coco e deixe ferver por mais 5 minutos, em fogo baixo sem secar demais o arroz. Despeje num refratário, polvilhe a canela em pó.Pode usar qualquer tipo de adoçante. Se estiver usando o culinário, poderá juntar ao arroz na panela de pressão, logo no início do preparo. Se este não for o caso, e estiver usando adoçante comum ou aspartame (que não deve ser aquecido), adoce só depois de pronto.
Fonte: www.geocities.com







Chocolate Quente Diet -( 2 Porçôes - 150 Calorias)
Modo de Preparar:Misture o pó ao leite e leve ao fogo até engrossar. Acrescente a baunilha, a clara e o chocolate. Sirva em seguida.

Ingredientes:½ pacote de pudim diet sabor chocolate 1 clara batida em neve 500 ml de leite desnatado 1 colher de sopa de adoçante 1 col. chá de essência de baunilha










Luciano: experiência de quem foi obeso até os 17 anos Obesidade infantil não é brincadeiraComo melhorar os hábitos alimentarese combater o sedentarismo para evitar o excesso de peso que acomete 30% das crianças e adolescentes
Luciano Negreiros
Dizer que criança gordinha é criança saudável é coisa do passado. Hoje é consenso que criança saudável é aquela que está dentro do seu peso e tem uma alimentação equilibrada. Sabemos que 80% das crianças obesas se tornarão adultos obesos. E quanto mais cedo essa obesidade se apresentar, mais doenças associadas a ela vão surgir. Diabetes, hipertensão arterial, aumento de colesterol e triglicérides levam a doenças do coração e problemas ortopédicos. E, pasmem, a obesidade está ligada até ao câncer.
A obesidade infantil, além dos problemas de saúde física, também traz distúrbios psicológicos. A criança obesa é discriminada, sofre com os apelidos que ganha, com traumas, frustrações, ansiedade e até depressão.
Por isso, a reeducação alimentar está na ordem do dia para todos que comem de forma irregular. Não é fácil tratar da perda de peso em crianças e adolescentes. Com a ajuda dos familiares, professores e amigos, porém, o desafio fica menos difícil. É fundamental a conscientização e a motivação dessas crianças para o sucesso do tratamento. Não devemos sacrificar, reprimir ou esconder situações. É possível ir às festas, sair com os amigos, mantendo um controle satisfatório. O método do tratamento psicossomático do Projeto Bolochinha trata não somente a obesidade, mas a criança obesa, sem tirar dela o prazer da alimentação. Deve-se mudar o foco do prazer, deslocando-o da comida para a satisfação de ter um corpo saudável.
Outro fator importante é combater o sedentarismo. As crianças estão cada dia mais paradas na frente do computador, videogame e televisão. Com controles remotos à mão, ficam sentadas e deitadas, acompanhadas por saquinhos de salgadinhos, pipoca e refrigerantes. Devido à violência urbana, os pais têm medo das ruas e os filhos ficam condicionados aos pequenos apartamentos das gran-des cidades. Além disso, hoje em dia, pai e mãe trabalham fora. Os saudáveis passeios do parquinho ficaram resumidos aos fins de semana e, muitas vezes, substituídos pelo engordativo programa dos shoppings. Temos de incentivar a prática da atividade física prazerosa e criativa. A atividade física adequada depende da aptidão e da escolha da criança. Exercitando-se com prazer, ela não abandona o esporte. Familiares e professores são responsáveis pela educação alimentar das crianças. Nas cantinas, o lanche deve passar por uma reformulação, com uma alimentação menos calórica e mais saudável. Temos de pensar que os maus hábitos alimentares associados ao sedentarismo estão levando a uma epidemia de crianças obesas que, se não tratadas, desenvolverão graves problemas físicos e psicológicos.
Luciano Negreiros é membro titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e autor do livro e do Projeto Bolochinha (http://www.bolochinha.com.br/) Fonte: www.terra.com.br

JORNALZINHO
VOCÊ SABIA...
As guloseimas de festa junina são variadas, conforme o lugar.
No Sul, o pessoasl não dispensa o pinhão cozido ou assado nem o arroz-de-carreteiro.
No Sudeste, tem cachorro-quente, pastel e pizza.
Na região Norte, a festa tem receitas típicas dos índios, como tapioca e tacacá. Fonte: http://www.recreionline.com.br/
CUL
INÁRIA
QUENTINHO (Quentão para crianças)





Você precisa de:
• 1 xícara de açúcar mascavo • 4 xícaras de água • 1 limão cortado em em pedaços • 1 pedaço de gengibre • 3 pauzinhos de canela • 1 xícara de suco de laranja

Como fazer: (Com ajuda do adulto Misture todos os ingredientes, menos o suco de laranja, em uma panela grande.
INFANTIL Leve ao fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Acrescente o suco de laranja e aqueça por mais 2 minutos. Sirva com cuidado, usando uma concha.

O QUE É, O QUE É?
Uma caixinha de bom parecer, nenhum carpinteiro consegue fazer? R: Amendoim
BRINCADEIRAS
Aproveite o mês das festas juninas e chame seus amigos para brincar.
Algumas sugestões:
• Corrida do saco • Ovo na colher
• Argola • Boca do palhaço • Bola na lata

Outras idéias no site:http://www.recreionline.com.br/













VOCÊ SABIA QUE...

A festa junina não existe só no Brasil? Celebrar o nascimento de São João é um costume que vem do século IV, dos países católicos da Europa, e foi trazido para cá pelos portugueses.

Fonte: www.recreionline.com.br

Nenhum comentário: