quarta-feira, 6 de agosto de 2008

JUSTIFICATIVA DO PROJETO


JUSTIFICATIVA:

Como professora de educação física de 1a a 4a série na EMEF Professora Geny Rodriguez, situada na cidade de Campinas (SP), desde 2000, observei que alguns alunos apresentam-se muito inativos nas aulas, aparentavam estar acima do peso ideal para suas idades, e através do acompanhamento dos alunos durante o recreio, constatei que as crianças traziam de casa lanches inadequados (geralmente salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerante).
Estes fatores fomentaram várias questões que resultaram na elaboração em 2004 do projeto em questão.
Para verificar se os alunos estavam dentro da faixa ideal de peso, de acordo com sua idade e sexo, desde 2004 os alunos passam por uma avaliação antropométrica, tendo seu peso e estatura avaliados durante a aula de educação física.
Os resultados são comparados a tabela de valores normais e alterados de IMC, elaborada por Must, 1991.
Além da avaliação antropométrica, os pais dos alunos respondem uma anamnese, que envolve questões sobre o histórico pessoal e familiar de doenças e hábitos de vida, relacionados à alimentação e atividade física.
Ao tabular as respostas da anamnese, detectou-se que a maioria das crianças não come a quantidade necessária de frutas, verduras e legumes e que o cardápio delas era composto de muito carboidrato, fritura e refrigerante.
Em se tratando de atividade física, as crianças se exercitavam somente durante as duas horas/aula de educação física semanais.
São poucas as crianças que faziam algum esporte ou brincadeira diária com bastante movimentação corporal e o número de horas em frente à televisão, computador ou vídeo game era alto.
Todos estes fatores apontaram para a necessidade de intensificar o trabalho de orientação e prevenção para hábitos de vida mais saudáveis, com a criação do projeto Energia e Movimento.

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