quarta-feira, 13 de maio de 2009

MENOS SEDENTARISMO NA REDE

Fonte: Jornal o Globo - Saúde

Obesidade infantil: game online ensina criança a se alimentar melhor

Publicada em 25/09/2007 às 19h20mReuters

LOS ANGELES - Diante do aumento nas taxas de obesidade infantil, a Kaiser Permanente, maior organização de programas de saúde e cuidados dos Estados Unidos, lançou nesta terça-feira um game online para ensinar crianças dicas de como se alimentar melhor.
A instituição explicou que o jogo "The Incredible Adventures of the Amazing Food Detective" foi projetado para mostrar a crianças de 9 a 10 anos os benefícios da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos.
Mas em vez de manter as crianças diante do computador por horas, o jogo interrompe as partidas 20 minutos depois de iniciadas, como uma forma de estimular as crianças a se movimentarem. O aplicativo via internet tem uma função que desativa o jogo e outra que impede que os usuários voltem a jogar por um prazo de 60 minutos.
" O game ensina crianças a se alimentarem melhor e tem bloqueio de acesso, para evitar que fiquem o tempo todo no computador "
- As crianças nos Estados Unidos passam muito tempo em frente à televisão e as mensagens que elas recebem sobre alimentação, atividade física e modelos comportamentais são todas erradas - afirmou Ray Baxter, vice-presidente sênior da Kaiser Permanente. - Dar sermão e dizer às crianças para comer mais vegetais simplesmente não vai funcionar. Você tem de mudar o ambiente e mudar a mensagem.
O jogo da Kaiser está disponível para acesso gratuito nas versões em inglês ( www.kp.org/amazingfooddetective ) e espanhol ( www.cdc.gov ).
O jogo traz uma detetive que ensina às crianças a discernir os rótulos dos alimentos, experimentos que mostram a elas como medir o açúcar nas bebidas, receitas saudáveis, exercícios para fortalecimento e atividades familiares para promover uma alimentação mais saudável.
O game é parte de uma campanha da Kaiser para combater a obesidade infantil, que triplicou nos últimos 15 anos, já que quase 20% das crianças dos EUA são obesas, o que gera temores sobre uma expectativa de vida menor e de aumento do custo dos cuidados com diabetes e outras doenças relacionadas à obesidade. O estado americano da Virgínia, que concentra os casos mais graves de obesidade infantil, foi um dos pioneiros no uso de videogames no combate ao problema, ao permitir o acesso ao game "Dance Revolution", da fabricante Konami em escolas públicas.
- A obesidade que começa na infância está associada a uma obesidade adulta mais grave. Então a prevenção efetiva e o tratamento da obesidade infantil é uma questão central para a redução e o controle nos custos com saúde pública - afirmou William Dietz, especialista em obesidade e nutrição dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention, ou CDC).

Nenhum comentário: